O projeto Cultura no Ônibus desenvolvido pela empresa de transporte público Piracicabana, no Distrito Federal, começou em 2005, graças a um funcionário da empresa. Num cantinho especial do coletivo, próximo ao cobrador e atrás do motorista, fica o espaço reservado para a literatura, onde se encontram livros de diversos gêneros e autores. As viagens, geralmente cansativas, podem se transformam em momentos de puro prazer.
A coordenadora do projeto e atleta paralímpica, Aline Cabral, conta que o colaborador Antônio da Conceição conhecido hoje como Antônio do livro, era cobrador e teve a ideia de levar livros dentro de uma caixa de sapatos para fazer empréstimos para o usuário do coletivo. “A empresa ficou sabendo, amou a ideia, abraçou e criou um projeto ainda maior chamado cultura no ônibus, em 2015”.
De acordo com o levantamento dos colaboradores, já foram arrecadados cerca de 170 mil livros, que estão distribuídos nos ônibus da Piracicabana e nas bibliotecas do projeto, que ficam na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto e na garagem da empresa. Os interessados que não usam os serviços de transporte da Piracicabana podem fazer empréstimos ou doações de livros nesses locais.
O projeto Cultura no Ônibus, não tem fins lucrativos e depende exclusivamente de doações de parceiros, universidades, passageiros e outras pessoas dispostas a contribuir.
Aline também ressalta os desafios enfrentados no início da iniciativa para arrecadar esses livros: “Quando você tá começando, tudo que você começa é difícil, então imagina você abastecer 500 ônibus ? Quando a gente voltou, porque como parou na pandemia a gente reinaugurou em abril, então tivemos que começar a reabastecer os livros sem livros. Teve uma ocasião que a Piracicabana teve que tirar dinheiro do bolso da empresa para comprar livros”.
Para quem ficou interessado e quer colaborar com o projeto Cultura no Ônibus, é só entrar em contato pelo Instagram @culturanoonibus ou pelo WhatsApp (61) 99207-9279.