Num cantinho especial do ônibus, próximo ao cobrador e atrás do motorista, existe um espaço reservado para a literatura, onde se encontram livros de diversos gêneros e autores. É como se fosse um baú encantado, que convida os passageiros a grandes aventuras. As viagens, geralmente cansativas, podem se transformam em momentos de puro prazer. Esse é o projeto Cultura no Ônibus desenvolvido pela empresa de transporte público Piracicabana, do Distrito Federal.
A iniciativa começou em 2005, graças a um funcionário da empresa, como conta a coordenadora do projeto e atleta paralímpica, Aline Cabral:
O projeto ele surgiu através de um colaborador da Piracicabana chamado Antônio da Conceição conhecido hoje como Antônio do livro, ele era cobrador na ocasião e ele teve a ideia de levar livros dentro de caixa de sapatos para fazer empréstimos para o usuário do coletivo. E aí a empresa ficou sabendo desse projeto dele, amou a ideia, abraçou e se tornou no projeto maior chamado cultura no livro, iniciou esse projeto em 2015.
Conforme levantamento dos colaboradores, já foram arrecadados aproximadamente 170 mil livros, que estão distribuídos nos ônibus da Piracicabana e nas bibliotecas do projeto, localizadas na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto e na garagem da empresa. Aqueles que não utilizam os serviços de transporte da Piracicabana podem fazer empréstimos ou doações de livros nesses locais.
Sem fins lucrativos, o Cultura no Ônibus depende exclusivamente de doações de parceiros, universidades, passageiros e outras pessoas dispostas a contribuir. Aline Cabral compartilha os desafios enfrentados no início da iniciativa para arrecadar esses livros:
Início para você ter livros, né? Quando você tá começando, tudo que você começa é difícil, então assim, imagina você abastecer 500 ônibus, no início, principalmente né? Quando a gente voltou inclusive agora porque como parou na pandemia a gente reinaugurou em abril, então a gente tinha que começar a reabastecer os livros sem livros. Teve uma ocasião uma época que a Piracicabana teve que tirar dinheiro do bolso da empresa para comprar livros. Inclusive, então assim nesse início foram mais difíceis.
O Cultura no Ônibus é uma iniciativa que inspira e serve de exemplo, e a Aline traz uma reflexão para quem têm o interesse de promover um projeto semelhante:
Tem como você iniciar por mais que seja de forma pequena, voluntária. Na verdade, eu falo isso que é pra vida, né? Não só para um projeto cultural, quando a gente tem um desejo no coração de iniciar algo, pode ser com uma caixa de papelão, você pode se tornar aquilo que você quer.
Se você tem livros aí guardados e quer colaborar com o projeto Cultura no Ônibus, pode entrar em contato pelo Instagram @culturanoonibus ou pelo WhatsApp (61) 99207-9279. Repetindo: (61) 99207-9279.
Sob supervisão de Adriano Faria, da Rádio Senado, Ellen Albernaz.