Assista o vídeo
Matéria que foi ao ar no Jornal TV Diário 2º edição, em 03 de novembro.
Caso não consiga ver, clique aqui
As linhas municipais do transporte coletivo de Mogi das Cruzes têm uma novidade desde ontem, com o inicio do projeto Cultura no ônibus, uma parceria entre a empresa Princesa, uma das concessionárias do transporte coletivo na cidade, e a prefeitura.
A iniciativa disponibiliza livros nos coletivos para que os passageiros possam ler durante as viagens ou em casa, devolvendo posteriormente. Neste momento, o projeto funcionará nos dois ônibus que operam a linha C001 (Circular Central).
Para desenvolver o projeto, a empresa montou um acervo especifico de livros, com a compra de títulos e o recebimento de doações. Os livros estarão disponíveis em ônibus identificados. O interessado poderá retirar o exemplar e fazer a leitura, devolvendo o livro nos próprios ônibus ou em pontos identificados nos Terminais: Central e Estudantes.
“O principio é de cultura, de incentivar a leitura e o acesso aos livros. O passageiro pode pegar o ônibus, ler, levar o livro para casa e, quando acabar a leitura, devolver no ônibus ou nos terminais”, destacou o secretário municipal de Transportes,
Nobuo Aoki Xiol, que participou do lançamento do projeto ontem, ao lado dos representantes da concessionária.
A princípio, o projeto conta com 500 livros em seu acervo. A população também poderá fazer doações de livros para o projeto. Para isso, basta levar o exemplar até um dos pontos de devolução nos terminais e depositar na caixa. Não é necessário cadastro e serão aceitos livros de todos os gêneros.
Os funcionários da concessionária que atuarão no projeto Cultura no Ônibus passaram por treinamento especifico para atuar na iniciativa. O trabalho em Mogi é inspirado em uma ação semelhante realizada no Distrito Federal, iniciativa do cobrador Antônio do Livro, por uma empresa do mesmo grupo da concessionária que opera em Mogi e que, segundo ela, vem apresentando resultados bastante positivos.
A prefeitura já realiza outras ações de incentivo à leitura, como o projeto Livro Amigo, mantido pelo Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa atende unidades de saúde com a oferta de livros infantis para leitura ou mesmo empréstimo.